8.5.04

Dia 8 - Espera

Esses dias de imobilidade me põem a pensar num velho companheiro, o imediatismo. É sabido que ele é casado com outra velha companheira minha, a ansiedade.

Uma vez, quando fazia terapia, a psicóloga me perguntou:

- Ivana, se tu puder escolher, o que tu prefere, um sonho de valsa agora ou dois daqui a meia hora?

No que eu respondi:

- O que, tu tem um sonho de valsa? Passa ele pra cá!

A lição mais dura pra mim é aprender a esperar. Quero tudo pra agora. Pra ontem não me serve, porque ontem já passou. E se não tenho agora, ou a menos daqui a bem pouquinho, me frustro. Houve épocas em que sentia a onipresença de um enorme relógio na minha cabeça fazendo "tic tac, tic tac". Estou perdendo tempo, pensava.

A terapia me ensinou que tudo tem sua hora e que é preciso dar um passo de cada vez, subir um degrau de cada vez. Beleza, já entendi isso, mas continuo não gostando de esperar.

Neste exato momento, queria poder dobrar o tempo-espaço e ir parar 30 dias no futuro. Alguém aí sabe como?