10.5.04

Dia 10 - Filosofia barata a pedido da Lenara

Me chama a atenção como a mente humana é voltada para o conflito. A harmonia nos parece tão enfadonha. Quando tudo vai bem, não há problemas nem emoções fortes, nos sentimos caindo na rotina, entediados.

Uma vez li o blog de uma menina americana chamada Alex. Era tudo tão positivo, tão encorajador e tão sereno. Não havia contraponto, era tudo lindo. Achei estranho.

Como em um filme onde não acontece nada. Os personagens começam bem, continuam bem e depois terminam bem. É chato. Não há crise, nada acontece, nada atrapalha a harmonia de suas vidas, não há chamado à aventura, não há obstáculo a superar, não há nada novo a aprender.

Encaramos a paz, a tranquilidade como algo a ser buscado. É preciso haver luta. Sim, queremos a harmonia, mas ela deve ser conseguida através de muita batalha, muito esforço e muito conflito. Aí sim podemos saboreá-la. Se ela sempre esteve lá, que graça tem?

Algo me diz que as coisas não deveriam ser assim, mas me pergunto se essa não é a única maneira dos humanos aprenderam alguma coisa. Através do conflito. Com os outros, consigo mesmo, com as instituicões, com a natureza. Conflito interpessoal, intrapessoal, transpessoal.

Caso contrário nos acomodamos, não evoluimos, não crescemos, não buscamos nada. Em um filme o conflito dá lugar à resolução, ao final feliz. Mas e na vida, como sabemos quando é o final? Acho meio injusto batalhar a vida inteira para só encontrar a felicidade quando esta acaba. As vezes nem quando acaba.