1.5.04

Dia 1 - Das maravilhas do leite de soja

Em 1999 descobri ser portadora de uma deficência física. Sou intolerante à lactose. Isso significa que não posso digerir leite e todos os seus derivados. E quando eu digo todos, eu quero dizer realmente todos. Sorvete, chocolate, queijo, creme de leite...

A primeira coisa que fiz foi levantar os olhos aos céus e perguntar: Por que? Por que? Oh, Deus, por que???

Ao que tudo indica, meu pai teve intolerância à lactose na infância. Reza a lenda que ele sofreu um "fartão" de queijo e se "curou" tomando leite de cabra, conhecidamente lactose free.

Comprei o leite de cabra e odiei. Realmente odiei.

Deixei-o na geladeira, e minha mãe ficou com pena de ver o leite estragar. Tomou o renegado e instantaneamente o inchaço que ela vinha sentindo há mais de 2 décadas desapareceu. Oh, então minha mãe também tem intolerância à lactose!

O que parece um mero acaso faz muito sentido dentro da lógica cruel da loteria genética. Meu pai e minha mãe tem olhos verdes e dos seus quatro filhos eu sou a única de olhos verdes. Então se os dois têm intolerância à lactose, nada mais justo do que eu ser a única a receber esta herança também.

É, uma compensação cósmica da qual meus irmãos devem dar muita risada. Quer olho verde? Então toma uma intolerância à lactose aí.

Como não curti o leite de cabra, minha alternativa foi tentar o leite de soja. E foi aí que minha vida mudou. Me apaixonei perdidamente. Torrencialmente. Hoje em dia não trocaria-o por leite de vaca nem se a minha vida dependesse disso.

Ele vem da soja, ele é gostoso, ele é cheiroso, ele é fonte de vitaminas A e D, ele tem gostinho de baunilha, ele é livre de colesterol, ele não tem adição de açúcar, ele fica ótimo com Nescau, ele é fantástico com granola, ele fica magnífico no bolo, ele tem apenas 60 calorias!

E o melhor ainda estar para ser dito: uma xícara de leite de soja com Nescau me sacia completamente por 4 horas inteiras! "No mister, I need no more. I'm alrighty here". Fora um almoço completo, com arroz, feijão, carne e salada, que outra coisa tem esse poder?

Por isso vos digo, conhecei os encantos do leite de soja e vossa vida se transformará!