7.6.03

Morpheus

Agora que finalmente posso dormir nas manhãs de sábados, me pergunto como sobrevivi à essa privação voluntária do sono. Pra mim, uma dieta onírica frugal consiste em no mínimo 8 horas ininterruptas. Como é que tantas pessoas se contentam em dormir menos do que isso? Como, mas como, eu consenti em acordar as 6:30 da manhã por 10 sábados consecutivos? Além do cansaço, do sono e dos lapsos de raciocínio, estava à beira de um ataque de nervos.

Um dia desses assisti a um documentário sobre privação do sono. Tinha a história de um locutor de rádio dos anos 60 que fez uma maratona de vários dias no ar sem dormir. No fim da jornada o cara tinha perdido a mulher, os filhos, o cachorro, o emprego e a sanidade. Antes de abandoná-lo todos alegaram que ele estava muito "estranho" e que não era mais a mesma pessoa. Tinha a história de soldados americanos aprisionados durante a guerra do Vietnã que foram privados do sono por meses. Quando enfim foram libertados e voltaram pra casa, apresentaram sérios transtornos mentais, incluindo aí um transtorno chamado "crueldade".

A conclusão que eu tirei do tal documentário me apavorou. Ficar sem dormir é o caminho mais rápido para a psicopatia!!!

Sob essa perspectiva, passar um terço da vida dormindo me parece um preço bem justo a pagar pela sanidade... E viva as manhãs de sábado.